RÁDIOS
RÁDIOS

Red Bull Music Academy Culture Clash dia 20 de outubro no Coliseu de Lisboa

Red Bull Music Academy Culture Clash dia 20 de outubro no Coliseu de Lisboa

16/09/2016

Branko, Riot, Kalaf, Pongolove, Carlão, Fred Ferreira, Moullinex, Xinobi, Da Chick, Legendary Tigerman, DJ Ride, Jimmy P, MGDRV, Batida, DJ Satélite, Karlon, Gonçalo Cabral, André Cabral, Bernardino Tavares e Bonga, frente a frente num combate nunca antes visto. 

Lisboa prepara-se para receber, no próximo dia 20 de outubro, a primeira edição portuguesa do Red Bull Music Academy Culture Clash – um concerto com caraterísticas únicas que promete ser o combate sonoro do ano. O Coliseu dos Recreios vai ser transformado para receber quatrocrews com estilos bem diferentes. Além dos quatro palcos, a principal marca do ADN da competição reside no poder do público, a quem cabe a decisão de quem será o vencedor.

Com o lema “Apoia a tua crew. Quem manda aqui és tu”, está agendada para o próximo dia 20 de outubro a estreia em Portugal do Red Bull Music Academy Culture Clash. O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, vai transformar-se para receber um concerto com caraterísticas únicas onde o público tem um papel central na eleição dos vencedores da noite.

Como se trata de uma competição, há regras muito específicas que as quatrocrews participantes (Club Atlas, Moullinex Live Machine, Matilha e Batida + Kambas e o Próprio Kota!) aceitaram respeitar. Os hosts de serviço – a dupla Gisela João e Alex D’Alva Teixeira – vão estar atentos ao cumprimento do regulamento: o concerto é composto por quatro rounds; só são aceites dubplate specials exclusivos para o evento; no round final as crews podem chamar ao palco, os seus convidados secretos; os replays são proibidos; a vitória nos rounds tem por base a reação do público e o correspondente de decibéis, em caso de empate o público é uma vez mais chamado a decidir; é proibido utilizar material inflamável ou de pirotécnica; os roundssão controlados pelos hosts, cujas decisões são soberanas; entre as quatro crews haverá apenas uma venc edora.

O concerto é composto por quatro rounds, sendo o primeiro de teste (sem lugar para votação), o segundo de seleção (DJs tocam qualquer estilo), o terceiro disputa-se no terreno do adversário (as crews tocam estilos dos seus oponentes) e por último, o round final conta com convidados especiais em palco (e tem pontos a dobrar).

AS CREWS

Club Atlas, é liderada por Branko e conta com parte da família Buraka Som Sistema, Riot,Kalaf e Pongolove que dá a voz ao hit “Kalemba (Wegue Wegue)” e também com o homem da frente dos ex-Da Weasel, Carlão e Fred Ferreira, respons& aacute;vel pela percussão da Banda do Mar.

Moullinex Live Machine, os representantes da etiqueta eletrónica Discotexas: Moullinex eXinobi juntam-se a Da Chick, dona daquela voz carregada de funk, e a referência do rock The Legendary Tigerman.

Matilha, junta o finalista do Red Bull Thre3Style 2015, DJ Ride, que conta com as rimas do habitual navegador dos charts nacionais, Jimmy P e com os MGDRV, anteriormente Macacos do Chinês e que recentemente se encontraram com DJ Ride no LP “From Scratch”.

Batida + Kambas e o Próprio Kota! Resulta da ligação íntima entre Portugal e Angola.Batida conduz esta crew e traz os anos 60 e 70 da música angolana, acrescentando-lhe sonoridades atuais; DJ Satélite, com reconhecidos sets de afro-house e kuduro a rolar no Boiler Room; Karlon, o fundador dos Nigga Poison; os detentores dos melhores “moves” André Cabral, Gonçalo Cabral e Bernardino Tavares não vão deixar ninguém parado; e o ícone e promotor desta relação estreita com a música angolana, Bonga.

Consultar as regras aqui

Para aceder materiais em alta resolução e vídeos de eventos da Academia para uso editorial, visitar a Red Bull Content Pool em www.redbullcontentpool.com

ACERCA DA RED BULL MUSIC ACADEMY EM PORTUGAL

A Red Bull Music Academy tem uma história longa em Portugal que recua a 2004 e a uma seminal experiência pioneira — “How To Build a Sound System”: engenheiros do Notting Hill Carnival fecharam-se durante semanas num armazém de Lisboa com uma série de músicos e DJs locais e construíram de raiz o primeiro sound system português que durante anos foi um pilar de celebrações na noite dos Santos Populares. Lançaram-se aí importantes sementes para a cultura nacional de sound systems e desde então muito aconteceu: a cena musical portuguesa colocou muitos produtores e artistas nas fileiras da Red Bull Music Academy — de Branko a Violet, de Mushug dos Octa Push a MMMOOONNNOOO —, assistiu-se ao LX Taster, ao Porto Hub, tudo iniciativas de agitação da cena local com o e spírito Red Bull Music Academy, programaram-se palcos, fizeram-se edições e documentários, sentou-se muita gente no sofá.

Em 2016 a RBMA viaja até Montreal, entre setembro e outubro, para proporcionar a cerca de 70 participantes de todo o mundo uma experiência única. Entre estes estão os portugueses Ghost Wavvves (André Francisco) e UhAhUh (Guilherme Tomé Ribeiro).

ACERCA DA RED BULL MUSIC ACADEMY

A décima oitava edição da Red Bull Music Academy terá lugar este ano em Montreal, no Canadá, juntando A décima oitava edição da Red Bull Music Academy terá lugar este ano em Montreal, no Canadá, juntando 70 produtores, vocalistas, criadores de batidas, músicos e DJs. Este grupo é convidado para participar em palestras intimistas e colaborar na produção de música de uma forma criativa — tendo por base um complexo de estúdios feitos à medida do evento.

Até hoje mais de 1,500 personalidades da música participaram em edições da Red Bull Music Academy. Entre os mentores convidados destaque para Giorgio Moroder, Chuck D, Steve Reich, Sly & Robbie, Bernie Worrell, Mark Ronson, M.I.A., Q-Tip, Hot Chip, MF Doom, Ryuichi Sakamoto, RZA, Stephen O’Malley, Gilberto Gil e os pioneiros dos sintetizadores Bob Moog, Tom Oberheim, Don Buchla, Roger Linn e Dave Smith, entre muitos outros.

Muitos participantes da Academia transformaram-se em referências das suas áreas, como é o caso de Flying Lotus, Hudson Mohawke, o produtor por detrás das batidas de Drake e Kanye West, Russian DJ, produtor e editor de Nina Kraviz, o cantor Aloe Blacc, a cantora mexicana Natalia Lafourcade — que já conta com Grammys — e Katy B.

Desde 1998, a Red Bull Music Academy tem visitado cidades como Berlim, Melbourne, Barcelona, São Paulo, Londres, Cidade do Cabo, Nova Iorque e Tóquio.

Para aceder materiais em alta resolução e vídeos de eventos da Academia para uso editorial, visitar a Red Bull Content Pool em www.redbullcontentpool.com

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades do mundo Everything is New.

Subscrever Newsletter