RÁDIOS
RÁDIOS

Segunda edição da Festa do Património está de volta dia 30 de junho no Palácio Nacional da Ajuda

Segunda edição da Festa do Património está de volta dia 30 de junho no Palácio Nacional da Ajuda

20/06/2018

A Festa do Património está de regresso ao Palácio Nacional da Ajuda no dia 30 de junho, com uma programação gratuita ao longo de todo o dia que contempla concertos, visitas guiadas ao Palácio Nacional da Ajuda, artesanato, gastronomia, workshops, teatro, e, este ano, com a inserção da exposição “Na Rota das Catedrais”.

O evento promovido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) decorre das 11h00 às 23h00 no Palácio Nacional da Ajuda, abrangendo os jardins envolventes, arcadas e pátio central.

A programação musical na Festa do Património vai invadir os vários espaços do Palácio. Como cabeça de cartaz deste grande dia, Marta Ren & The Groovevelvets atuarão no Palco Páteo às 22h00 e prometem um fascinante espetáculo onde a cantora  soltará a sua voz selvagem, cheia de carisma. Fundadora dos Sloppy Joe, Marta explorou os territórios jamaicanos e após várias colaborações, que assinou no universo do Hip Hop, afirmou-se como uma das grandes vocalistas do Soul nacional.

Às 20h45, é a vez de subir a este palco, a dupla Benjamim e Joana Barra Vaz. Benjamim é um escritor de canções, produtor e um dos mais promissores músicos da nova geração, Joana Barra Vaz é uma cançonetista que divide o tempo entre a realização e a música, tendo 2018 ficado marcado pela participação no Festival da Canção, como intérprete do tema “Anda Estragar-me os Planos”. A cumplicidade entre os dois artistas é notória com temas à guitarra e ao piano que desfilam de forma descontraída num ambiente intimista. O alinhamento percorrerá os álbuns de originais de ambos, temas inéditos e as músicas que pisaram o palco do Festival da Canção.

A abrir este palco estará a Camerata de Cordas, constituída por alunos da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e da Camerata com.cordas de Braga. Uma apresentação que resulta da fusão do trabalho de ambas, onde vão executar peças de Bach, Mendelsohn e Carlos Paredes.

A programação musical estende-se também à sala Dom Luís com um recital de piano às 15h00 e ainda  com a atuação da guitarrista Luisa Amaro, às 17h30.

No exterior do Palácio Nacional da Ajuda o grupo Tocá Rufar vai animar o ambiente durante a tarde. Um projeto modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo, que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento, e a arte em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade.

Para além da música, o programa completa-se com uma variada oferta gastronómica, workshops, a exposição “Na Rota das Catedrais”, que apresenta alguns dos maiores Tesouros Nacionais. Será ainda possível realizar visitas guiadas ao Palácio Nacional da Ajuda, monumento nacional e antigo palácio real, o único visitável em Lisboa que conserva a decoração das salas ao gosto do séc.XIX, sendo hoje um magnífico museu situado no alto da colina da Ajuda com vista deslumbrante sobre o rio Tejo.

Esta iniciativa tem como objetivo tornar-se uma tradição a realizar anualmente, afirmando-se como um espaço privilegiado e festivo de sensibilização do público para as diversas artes, ofícios e saberes do Património Cultural, material e imaterial.

Para organizar este evento a DGPC contou com diversos apoios e parcerias, nomeadamente da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia da Ajuda.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades do mundo Everything is New.

Subscrever Newsletter